Por Quê Falta Dinheiro?

Não adianta cortar gastos, se seus gastos como um todo são resultados de escolhas inconscientes, de gastos desequilibrados, de pequenas escolhas ruins que foram feitas no passado. A tal falta de dinheiro tem algumas explicações:

1. Estoques

O dinheiro que saiu da sua conta ainda não foi utilizado porque foi usado na formação de estoques em casa: comida, produtos de limpeza, roupas e brinquedos em excesso.

Esteja atento ao fluxo de caixa = dinheiro que entra – dinheiro que sai.

Então fazer estoques faz com que saia mais dinheiro do que entra, sendo que os produtos nem estão sendo utilizados. Daí você entra em dívida e começa a pagar juros. Como evitar esses estoques? Faça compras semanais ao invés de compras mensais ou quinzenais. E evite completar o tanque no final do mês, deixa para completar daqui a dois ou três dias.

2. Negociações Ruins

Você adquire pacotes de telefonia, tv a cabo, assinatura de revistas que você nã precisa. Faça uma análise desses pacotes e veja a real necessidade dessa conveniência. Um bom pacote de internet te dá acesso a várias programações no YouTube, por exemplo e evita que voce gaste com assinaturas.

Outro exemplo são apps de música, de exercícios, revistas. É comprovado que a maioria das pessoas não usa esses serviços ou procrastinam o cancelamento das assinaturas.

3. Compras Parceladas

Cuidado com a perda de liberdade futura comprometendo seu orçamento futuro! Consumo parcelado não considera as incertezas do futuro. Num primeiro momento parece que aquela parcela cabe no seu bolso, mas aí lá na frente você tem uma situação adversa e entra no vermelho no cartão.

Como saber se a compra parcelada é boa ou não? Não é bom parcelar roupas, viagens, eletrodomésticos. Aí dá aquele arrependimento de ter comprado parcelado e pronto: cartão no vermelho. Compras parceladas em uma carro para trabalhar, ou um curso, um MBA, um mestrado, ou seja, em algo que pode aumentar o seu ganho futuro, aí vale a pena. Ao invés de chamar de endividamento, podemos chamar de alavancagem: você pegou um dinheiro emprestado para desenvolver um negócio robusto e estruturado.

4. Não Dar Atenção aos Pequenos Valores

No seu orçamento familiar consta os grandes gastos: supermercado, escola dos filhos, aluguel, parcela do carro, etc. Acredito que também é deixado um espacinho para pequenos valores, como passeio, docinho, revistas, remédio, mas se você somar tudo, pode ultrapassar o orçamento planejado. Então esteja ciente do real valor dos pequenos valores. Você pode continuar comprando o docinho, a revista, mas seja consciente do total desses pequenos valores. Uma boa dica é, por alguns meses, anotar no seu bloco de notas do celular os gastos com pequenos valores e incluir no seu orçamento. Talvez você gaste 30 por semana, então considere 120 mensal para os pequenos valores, não os ignore.

5. Mal Uso do Cartão de Crédito

O cartão é uma excelente ferramenta para controlar o orçamento, se usado corretamente. Todos os seus gastos são reunidos no cartão e pagos no mesmo dia, o que facilita seu controle. Mas não use o crédito do cartão se você está indo além do dinheiro que você terá disponível para pagá-lo no próximo mês. Não pague o mínimo do cartão, os juros são altíssimos e vão interferir, e muito, no seu orçamento. O cartão só é seu aliado se você paga sempre à vista.

6. Falta de Flexibilidade no Orçamento

Imprevistos acontecerão na sua vida e para lidar com eles flexibilidade é muito importante. Então não faça o seu orçamento utilizando toda a sua verba, deixe uma folga. No exemplo abaixo, é considerada uma renda familiar total de 4000. O Orçamento 1 tem toda a renda comprometida, enquanto o orçamento 2 tem 600 para lazer que pode ser usado para uma emergência, caso seja necessário, sem atrasar as contas essenciais do mês. O orçamento 2 é mais flexível que o orçamento 1.

  • Orçamento 1
  • 2000 aluguel
  • 600 escola
  • 800 supermercado
  • 600 tranporte
  • Total: 4000
  • Orcamento 2
  • 1500 aluguel
  • 600 escola
  • 800 supermercado
  • 500 transporte
  • 600 lazer
  • Total: 4000

7. Renda Muito Concentrada

Suponhamos que sua renda está concentrada em uma pessoa da família, que tem um emprego. Se há uma crise que causa a perda de emprego e não há outra renda para essa família, seu orçamento está em risco. Como resolver isso? Buscar mais fontes de renda: dois provedores, renda extra (pequeno comércio, cuidar de pets, dirigir aplicativo, criar um e-commerce)

8. Falta de Proteção

Qualquer dificuldade na sua vida, é resultado de escolhas. Se você não escolheu fazer um seguro de carro e teve um sinistro, ou não tinha um seguro de saúde e precisou de uma cirurgia, isso irá acarretar em uma falta de dinheiro e um desequílibrio no seu orçamento.

Então o que está faltando não é dinheiro, é organização. Houve um desequilíbrio feito a partir de má escolhas anteriores. Mas isso tem solução!!!! >>> num próximo post

Fonte: Gustavo Cerbasi, Por quê falta dinheiro?, curso Equilíbrio Financeiro


Posted

in

by

Tags:

Comments

Deixe um comentário